Monday, November 03, 2008

happy :)

Tenho novidades que completam hoje uma semana. São novidades boas - estou a trabalhar como professora de música numa escola de 1º Ciclo. Aliás, não é uma escola qualquer, é a escola onde o T fez a primária e onde trabalha a prima Dora.

Está a ser... muito bom. Por várias razões...
... pelas crianças com quem estou a amar trabalhar. Pelo entusiasmo e vontade de fazer que muitas têm. Pelo carinho. Pelo desafio que algumas apresentam.
... pelas "good vibes" de sala de aula quando há partilha e motivação.
... pela maioria das pessoas que trabalham na escola (a disponibilidade, paciência e orientação).
... por ouvir novamente "Olha a nossa professora (de música)!". Como partilhei com alguém, a verdade é que eles não nos pertencem - nós é que lhes pertencemos.
... pela viagem para cá e para lá.
... pelo trabalho que está a exigir de mim. Pelo voltar às planificações, competências, linhas orientadoras, programas e outras "palavras" semelhantes.
... pelo mundo de possibilidades que se abre, como o trabalhar a multi e interculturalidade através da música, sensibilizá-los para vários estílos musicais ou incentivá-los a criar.

As aulas tomarão o seu curso tendo em conta a participação, contributo e espontaneidade das crianças, mas estes são os 3 princípios básicos que escolhi para dar coerência ao trabalho (que se quer mais lúdico do que escolástico):

1. Escutar (música de vários estílos e origens, uns aos outros, o ambiente circundante)
2. Interpretar (entender o que escutam, reconhecer instrumentos, estílos e compositores/interpretes, compreender o que o outro diz)
3. Criar (instrumentos, músicas, ritmos…)

Mais uma vez sinto-me pequena face ao tamanho da tarefa. Estou motivada e feliz, mas sinto que não tenho todas as capacidades. Qualquer achega ou contributo vosso, por muito pequeno que seja será muito bem-vindo :)

6 comments:

Rute Carla said...

Desfruta cada pedacinho com eles... e vive a música! Que privilégio juntar ambas as coisa: kids and music!!! Muita inspiração!!!

MJL said...

Irá tudo correr maravilhosamente bem. Parabéns e vive o desafio com entusiasmo. Bjs

Giovanna Borgh said...

que delícia de trabalho!!

bitas said...

fiquei tão contente qd soube :) tem tudo a ver ctg ;)
mas gosto especialmente qd leio "Mais uma vez sinto-me pequena face ao tamanho da tarefa. Estou motivada e feliz, mas sinto que não tenho todas as capacidades. Qualquer achega ou contributo vosso, por muito pequeno que seja será muito bem-vindo :)" e vejo a tua humildade e a tua vontade de aprender! é esse o segredo ;)

beijão grd! loviá :)

by shana .. said...

mas que bom, fico muito contente por te sentires preenchida e realizada na tua área.
A vossa familia é um grande labirinto, a Dora não é mesmo vossa prima, pois nao..?!
beijokas

zarah said...

deixa lá, Shana, que também eu ainda estou a tentar perceber a dimensão da árvore genealógica... eheh. Mas sim, a Dora é mesmo prima do Tiagão :)