Saturday, March 07, 2009

Chopin... danças... descoordenação...

O compositor deste mês é Chopin. Coloquei a biografia em forma de "livro" e vai sendo lido um pouco em cada aula. A maioria está entusiasmada. Fixam bem o que já ouviram e lembram-se bem dos pormenores. O primeiro exercício foi com este Nocturno tão conhecido. Ouviram em silêncio (dentro dos possíveis) e escreveram os sentimentos que a peça lhes evocou. Tristeza, amor, rancor, mágoa, alegria, leveza, calma... foram alguns dos mencionados. A mim, a peça arrepia-me. Acho-a melancólica e ao mesmo tempo tão delicada e nostálgica. Enquanto escutávamos fui olhando para as carinhas deles e para o que íam escrevendo mas também lá para fora, para as árvores que dançavam como se também estivessem a escutar.





Disse-lhes que ía tentar aprender alguns passos de uma mazurka para lhes ensinar, já que Chopin compôs imensas. Ando aqui às voltas no youtube e no google e só de ver alguns videos fiquei com vontade de dançar. Não sou a pessoa mais coordenada do mundo. Sou bastante descordenada. Mas gosto de dançar. Gosto de ver dançar, especialmente as danças tradicionais dos países. Na ESE, em expressão musical aprendemos imensas. Gostava de ter melhor memória para os passos... Porque é que não estive com mais atenção nas aulas do professor Pedro?


Encontrei durante a pesquisa um ensaio sobre a mazurka.

4 comments:

Kella said...

Estás como eu...a coordenação também não é o meu forte e tal como tu, as aulas na ESE deram-me instrumentos que não aproveitei. Há um livro da minha ex-professora Luísa Amado, que descreve em esquema os passos de várias danças que nos ensinou. Nunca o comprei mas secalhar nâo era má ideia!
Bjs e boa sorte com Chopin - adoro!!!

Rute Carla said...

Acho que os miúdos vão poder contar com umas aulas bastante divertidas....eh!

Ana Encarnação said...

Oi Zarah, tudo bem?:)

Bem, eu sou mesmo totó e tu já deves pensar que eu tou numa de armada em arrogante...:D

É que isto de ser novata nas andanças da blogosfera e uma naba em questões de internet tem destas coisas.
Atão não é que eu andava a responder aos comentários que deixavas no meu blog mas era à notificação por mail que eu respondia e não a ti!!! Só anteontem é que esta parola se apercebeu que montes de malta não tem recebido as minhas respostas... enfim, olha, nem sei que diga!:) Só posso mesmo encolher os ombros e rir de mim mesma que isto, sem humor, não se vai a lado nenhum.

Sendo assim, nem sei quais das minhas respostas recebeste, envio-te a última, que já data dede aquele post do return of the jedi, por isso tás a ver ao tempo...:)


Bem, aqui vai o copy paste.

Beijinhos, espero que esteja tudo bem.;)


Namastê**********


Oi Zarah.:)


Pois é, andei um bocado 'perdida', mas espero conseguir organizar melhor o meu tempo agora...
Tenho ido ao teu blog todas as semanas, adorei as últimas coisas que fizeste. E a Alice, é o máximo!!! =) faz-me ter saudades de quando os meus gatos eram pequeninis, ehehe

Tenho muitas novidades, aprendi a fazer Origami, uma coisa que sempre quis fazer, tenho de tirar fotos às coisas e postar.

Fiquei bué contente de saber que dás aulas de música, é verdade...:) O meu companheiro, o Vítor, fala-me tanto de coisas qe escreveste num post, acerca do som... ele é técnico de som e tem montes de projectos, andamos a explorar coisas juntas os dois, inclusive...

Bem, foi bom voltar a 'ler-te', voltaremos a encontrar-nos******



Bom fim de semana

zarah said...

oh Ana...
és uma querida :)