Saturday, October 27, 2007

material para memórias

No sábado passeámos até Montargil do coração. A missão - ver a avó e as tia-avós do Tiagão a fazer broas de batata doce. Ver.Fazer. Mexer. Cheirar. Perguntar. Observar. Fotografar.

Saímos cedo e deixámos o mano Jónatas em Mora, porque os namoros à distância não estão demodè. Passámos pela barragem e gelámos de frio, apesar do calor doce das memórias. Chegámos ao destino e as "pasteleiras" já estavam a pé desde as 6 horas da matina. Não vos consigo descrever na perfeição os aromas que pairavam no ar... erva doce... canela... batata doce... lenha...
As tarefas estavam bem definidas. Havia quem amassasse, quem tendesse e quem pusesse os tabuleiros recheados no forno a lenha. Havia quem olhasse atentamente ou preparasse o almoço (feijão frade cozido em vaso de barro, em lenha; sardinhas/atum; salada de pimentos assados). Todos conversavam ou ouviam. Claro que pedi a receita. Quando perguntei há quanto tempo havia esta tradição de se juntarem algumas vezes por ano para fazer as broas, a resposta foi "Há muitos anos"...
Provar as broas acabadas de saír do forno é um privilégio de poucos.
Depois do almoço, fizemos a visita da prache ao ABS e foi tão bom sentir a tranquilidade e o silêncio. Lemos um bocadinho do John Pipper e conversámos debaixo do sobreiro. Procurámos lacraus por baixo de pedras e troncos, sem encontrar nenhum. Andei de baloiço, enquanto o Tiagão descascava e provava uma laranja ainda demasiado verde.
Voltámos ao pessoal das broas e encontrámos a Fernanda e os rebentos a partilhar da cumplicidade vagarosa do dia.
Tirei fotografias como há já muitos anos não tirava - com rolo, de verdade. Quando as tiver nas mãos, espero poder passá-las para aqui.

Saí de lá com todos aqueles aromas e histórias pregados à pele e ainda me deram um sacão de batata doce.

Friday, October 19, 2007

WIP


comportamentos canídeos...

Todos os dias, sempre que chego a casa, já sei exactamente o que me espera. Abrem-me a porta e de dentro de casa salta a fera mansa que quase me abalroa, qual Hobbes com o seu Calvin. Salta. Geme. Pula. Abana a cauda desenfreadamente. Cheira no ar. Dá "beijinhos". E fica nisto até eu lhe dar todas as festas a que acha que tem direito. São as boas-vindas mais malucas e mais acolhedoras. E muitas vezes, basta estar fora de casa meia hora que a recepção é a mesma.
Isto faz-me pensar em como nós tomamos tantas coisas por garantidas. Despedimo-nos como se soubessemos que vai haver nova ocasião para dizer "olá". Cumprimentamo-nos como se fosse muito normal e muito comum estarmos a ver-nos. Em vez disso, se calhar deveríamos adoptar um bocadinho do comportamento canídeo e saborear cada momento como uma dádiva inesperada, imerecida. Porque não sabemos quando vamos deixar de estar presentes na vida uns dos outros.

top 5

Well, o Tiagão passou a outro e não ao mesmo, então cá vai. Top 5 de filmes. Sem nenhuma ordem específica, a não ser cronológica em termos de visualização. Ah, e é claro que me vou arrepender mais tarde por não me lembrar agora "daquele" que afinal até gostei mais!

Romeo and Juliet
Patch Adams (e na mesma onda, o "Despertares")
Uma História Simples
The Village
The Mirror Mask

Posso fazer um top 5 nostálgico (infanto-juvenil)?!
The Wizzard of Oz
The Sound of Music
My Girl
Karate Kid
Little Women


E agora sou eu que passo a outros e não aos mesmos:
Sis, Kella, Milton, Ana Melo e Cristina

A quem apetecer, pode enumerar o seu top 5 nos comments...


Tuesday, October 09, 2007

Especialmente para ...


... a Sis. :)
Receitas aqui, aqui, aqui, aqui, aqui (com factos interessantes) e ainda... aqui.
Chegas ao fim da gravidez a deitar beterraba pelos olhos! :)