Saturday, October 27, 2007

material para memórias

No sábado passeámos até Montargil do coração. A missão - ver a avó e as tia-avós do Tiagão a fazer broas de batata doce. Ver.Fazer. Mexer. Cheirar. Perguntar. Observar. Fotografar.

Saímos cedo e deixámos o mano Jónatas em Mora, porque os namoros à distância não estão demodè. Passámos pela barragem e gelámos de frio, apesar do calor doce das memórias. Chegámos ao destino e as "pasteleiras" já estavam a pé desde as 6 horas da matina. Não vos consigo descrever na perfeição os aromas que pairavam no ar... erva doce... canela... batata doce... lenha...
As tarefas estavam bem definidas. Havia quem amassasse, quem tendesse e quem pusesse os tabuleiros recheados no forno a lenha. Havia quem olhasse atentamente ou preparasse o almoço (feijão frade cozido em vaso de barro, em lenha; sardinhas/atum; salada de pimentos assados). Todos conversavam ou ouviam. Claro que pedi a receita. Quando perguntei há quanto tempo havia esta tradição de se juntarem algumas vezes por ano para fazer as broas, a resposta foi "Há muitos anos"...
Provar as broas acabadas de saír do forno é um privilégio de poucos.
Depois do almoço, fizemos a visita da prache ao ABS e foi tão bom sentir a tranquilidade e o silêncio. Lemos um bocadinho do John Pipper e conversámos debaixo do sobreiro. Procurámos lacraus por baixo de pedras e troncos, sem encontrar nenhum. Andei de baloiço, enquanto o Tiagão descascava e provava uma laranja ainda demasiado verde.
Voltámos ao pessoal das broas e encontrámos a Fernanda e os rebentos a partilhar da cumplicidade vagarosa do dia.
Tirei fotografias como há já muitos anos não tirava - com rolo, de verdade. Quando as tiver nas mãos, espero poder passá-las para aqui.

Saí de lá com todos aqueles aromas e histórias pregados à pele e ainda me deram um sacão de batata doce.

4 comments:

Anonymous said...

tá rica a menina, e o saco das broas? Não merece referência?
:p
Luv Ya

Rute Carla said...

As broas não chegaram cá...

Kella said...

As broas, ai as broas! Não estavam quantes mas também as comi, trazidas pela Sílvia & João!!!

Anonymous said...

olá!
venho convidar-te a visitares o meu cantinho, espero a tua visita!!!!
bjs
rute, nova biju