Thursday, September 30, 2010

{russísses}

o problema de passar de um autor russo para outro é que a dificuldade com os nomes das personagens se mantém. que mania a deles de usarem dois ou três nomes para se referirem à mesma pessoa. 

Wednesday, September 29, 2010

hoje explorámos o pau-de-chuva. conversámos sobre sons fortes e fracos e fizemos algumas experiências vocais. again, numa turma de primeiro ano...
me - quem acham que terá inventado o pau-de-chuva?
aluno 1 - o Vivaldi? [durante uns dias acho que vai ser resposta para tudo]
aluno 2 - o Senhor Jeová?

um outro menino estava muito interessado em saber se Vivaldi tinha nascido antes ou depois de Jesus. go figure.


[só por causa destas coisas que me fazem rir e correr para o caderno apontar-para-não-me-esquecer, só por causa dos sorrisos e abraços apertados, só por causa dos corações desenhados no quadro e os movimentos livres e despreocupados de quem dança, vale a pena estar de volta]

Tuesday, September 28, 2010

{divagação}

hoje, numa turma de 1º ano, ouvimos "o outono", de vivaldi. eles desenharam com tons quentes de outono, enquanto ouviam. no fim, conversámos um pouco sobre o que tinham achado da peça e perguntei o que sentiram ao ouvir a música. "faz-me sentir vontade de fazer as coisas mais bonitas", disse o bruno [6 anos].

o facto de lhes restringir o espectro de cores a vários tons de castanho, vermelho, laranja e amarelo fez alguns pensarem fora da caixa e outros ficarem angustiados "não posso pintar o céu de azul?!", "não posso fazer a relva?!" e por aí fora. "podem desenhar o que quiserem, com essas cores", assegurei eu. 

é curioso como meninos tão pequenos já têm tantas condicionantes na arte em geral. uma coisa é saber que o sol é amarelo, a relva verde, as nuvens brancas. outra é a decisão de pintar o mundo com as cores que nos apetecem, extrapolar o "normal". isso deveria ser uma coisa natural nas crianças - desenhar e pintar sem filtros - mas, cada vez mais, as crianças escolarizadas estão a perder a capacidade de imaginar e criar. acabam por desenhar todos os mesmos temas e usar as mesmas formas para o fazer. e não estou só a falar de pintar/desenhar, mas também da capacidade de contar ou escrever histórias, por exemplo. isso assusta-me.

p.s.: isto não é lei. é puro empirismo. escrevo sobre o que tenho observado continuadamente e me faz comichão nos restos de sinapses que me sobram. a arte infantil continua a ser, pessoalmente, a que mais me atrai, por ser a mais genuína. daí a divagação/preocupação.


 "every child is an artist. the problem is how to remain an artist once we grow up." 
- pablo picasso

Monday, September 27, 2010

{5 things i'm loving right now}

1. esta tela da Graça Paz. a mim, resume-me visualmente o que o amor deve ser. independentemente das circunstâncias. e para servir de banda sonora, you see the light in me.
2. este taleigo antigo. maravilhoso.
3. este trailer delicioso que vi há uns meses e que revi esta semana.  
4. this hair colour. and this one, too.
5. um estilo de vida nómada.

Sunday, September 26, 2010

{some things that cheered me up today}

1. a sweet duet coming over for lunch and bringing lemon meringue pie.
2. it's been one week since alice got back home and  i really did miss her faithful company.
3. a surprise visit from someone i miss, who came bearing a hug and a bag full of color. [o T. comentou que os miúdos dirão "professora, cheiras a pastilha elástica"]

4. mint+cinnamon tea.

5. the work of last night - mini journals.

6. his silly t-shirt. and cuddling with the boy with the t-shirt.

Saturday, September 25, 2010

Saturday, September 18, 2010

uma escuridão de morte lambia-lhe a alma. escurecia-lhe as feições. não lhe conseguia definir a origem, mas era uma escuridão tão profunda que o impedia de vislumbrar a ténue e tímida luz que ainda tremeluzia ao fundo. os sorrisos que as pequenas coisas lhe conseguiam roubar eram efémeros, rápidos, fugazes. tão fugazes que só ele tinha tempo de os ver. eram rapidamente esquecidos. trocados por olhares distantes, de quem viaja. o corpo, inerte, quase se confundia com as estátuas que habitavam o jardim onde se perdia tantas e tantas vezes.



[fim-de-agosto]

Tuesday, September 14, 2010

{óbidos}

{cravings and a lonely meal}


yesterday i was craving some middle eastern food for dinner.
so i made:
:: pita bread
:: [altered] hummus
:: labneh cheese
:: salad with bulguhr
:: mint tea with orange peel and cinnamon

[recipes here]

p.s.: a lucerna romana é uma réplica que trouxemos de óbidos.

Monday, September 06, 2010

{starfish}

Starfish, starfish, wonder-what-you-are fish.
time and tide go washing by 
and you don't even care...

peaceful creature come and be my teacher
flotsam, jetsam swish and swirl and
you don't even care

no you don't even care

{sara groves}