Tuesday, September 28, 2010

{divagação}

hoje, numa turma de 1º ano, ouvimos "o outono", de vivaldi. eles desenharam com tons quentes de outono, enquanto ouviam. no fim, conversámos um pouco sobre o que tinham achado da peça e perguntei o que sentiram ao ouvir a música. "faz-me sentir vontade de fazer as coisas mais bonitas", disse o bruno [6 anos].

o facto de lhes restringir o espectro de cores a vários tons de castanho, vermelho, laranja e amarelo fez alguns pensarem fora da caixa e outros ficarem angustiados "não posso pintar o céu de azul?!", "não posso fazer a relva?!" e por aí fora. "podem desenhar o que quiserem, com essas cores", assegurei eu. 

é curioso como meninos tão pequenos já têm tantas condicionantes na arte em geral. uma coisa é saber que o sol é amarelo, a relva verde, as nuvens brancas. outra é a decisão de pintar o mundo com as cores que nos apetecem, extrapolar o "normal". isso deveria ser uma coisa natural nas crianças - desenhar e pintar sem filtros - mas, cada vez mais, as crianças escolarizadas estão a perder a capacidade de imaginar e criar. acabam por desenhar todos os mesmos temas e usar as mesmas formas para o fazer. e não estou só a falar de pintar/desenhar, mas também da capacidade de contar ou escrever histórias, por exemplo. isso assusta-me.

p.s.: isto não é lei. é puro empirismo. escrevo sobre o que tenho observado continuadamente e me faz comichão nos restos de sinapses que me sobram. a arte infantil continua a ser, pessoalmente, a que mais me atrai, por ser a mais genuína. daí a divagação/preocupação.


 "every child is an artist. the problem is how to remain an artist once we grow up." 
- pablo picasso

5 comments:

Anonymous said...

Será que o ter as crianças todas em estabelecimentos onde lhes dão actividades e mais actividades e não as deixarem inventar as suas actividades, não terá nada a ver com isso? Começo a concordar contigo, HOMESCHOOL

Rute Carla said...

O Jojó chegou a casa a cantar "se o sol é amarelo bate o pé... se o céu é azul bate as palmas... se a relva é verde estala os dedos... se o morango é vermelho diz Iupi!...
É capaz de ter algo a ver com isto...

zarah said...

acho que pode ter a ver, sim, mas não só. tenho outras razões, fundamentadas (again) na observação, mas essas guardo-as para mim, para não ferir susceptibilidades ;)
quem és tu que concordas comigo acerca do homeschooling? estou curiosa...
confesso que cada vez tenho mais vontade [shhhh... não disse isto].

xij, pois, nã tem mal eles conhecerem as cores. a cena é quando se faz um cavalo de batalha se um menino pinta o céu de cor-de-rosa ou a árvore de azul...

bitas said...

"isto" que descreves vai um pouco ao encontro daquilo que falávamos no outro dia! infelizmente :(
continua a escrever e a guardar estas impressões e constatações... talvez o puro empirismo um dia passe a facto real e aplicável a estudo :)

flor-de-vento said...

olá. partilho a mesma preocupação e preocupa-me ainda o facto de me pedirem réguas!é isso e o cor de pele! esta mexe-me com os nervos, continuo a dizer-lhes que é cor de rosa ou então é a cor de pele de quem?