Thursday, February 11, 2010

{crónicas de sala de aula e arredores} ou {o mistério das lesmas esborrachadas}

Diariamente passo com os miúdos das AECS por um caminho coberto de erva dos dois lados. Depois de chover, vêem-se lesmas aos molhos pelo caminho de pedra. E lá vamos nós entre o enojados-curiosos-e-com-cuidado para não esmagarmos nenhuma sem querer.
É certo e sabido, que mais tarde durante o dia, as ditas aparecem sempre cruelmente esborrachadas. E já tinha pensado cá para mim, "mas quem é que passa por aqui tão descuidadamente que pisa lesmas como se não houvesse amanhã?"
A resposta foi um bocadinho menos evidente, mas conhecendo a personagem, já devia ter calculado.

Ontem, ao voltar da escola com um grupo de miúdos, vejo o Guilherme [6 anos] e o avô à beira da erva, com uns paus nas mãos. O Gui é um puto muito curioso que adora dinossauros, aparece sempre com animais de plástico no bolso e se perde a desenhá-los.  [Também gosta de Ramstein, mas isso já vocês sabiam]. Anda sempre a inventar qualquer coisa e ainda hoje passou pelo ATL só para mostrar uma caixa de fósforos com uma joaninha minúscula que tinha apanhado. O avô é o seu companheiro de aventuras e é delicioso vê-los juntos.

Lá perguntei, como de costume, "Então Guilherme, o que é que andas a inventar?" E a resposta, de sorriso de orelha a orelha, foi "Estou a esmagar lesmas." 

2 comments:

Anonymous said...

Espectáculo Sara, aqui estou eu a Filipa a lermos o que escreveste...divinal, continua, que eu vou continuar a passar por aqui para sabermos das novidades dos nossos alunos. Beijinhos!

Mónica said...

Xiii, não conheço o Gui mas é como se conhecesse! Conheço um Gabriel (filho de uma amiga) que é tal e qual, é uma peste! Gosta de Gormitis e jogos de guerra e lutas, mas em compensação sabe tudo sobre animais. Um destes dias foi ao zoo. Praticamente não deixou o guia falar! Sabia os nomes dos animais, sabia os países de origem, o que eles comiam... tudo! Por muito terríveis que eles sejam, têm sempre qualquer coisa de muito bom para mostrar. :)